O SEGREDO DO SUCESSO DA APPLE, FACEBOOK, GOOGLE E OUTRAS

June 3, 2016

Um dos maiores erros que um empresário/líder/gestor pode cometer é achar que conhece e atende todas as necessidades e expectativas de seus clientes. Esta soberba ou excesso de confiança se deve ao falso julgamento de que seus produtos ou serviços atendem a todas as necessidades e expectativas dos clientes, e são melhores que os dos concorrentes.

 

Os clientes têm problemas, necessidades, expectativas ou objetivos que querem ver resolvidos, atendidas ou alcançados de maneira mais fácil, rápida e com menor custo. Os clientes muitas vezes não percebem claramente quais são suas necessidades ou seus problemas. São situações simples que não causam muito transtorno e que são consideradas normais, pois ocorrem constantemente, e que ele se acostumou ou aceitou como sem solução, mas se fossem resolvidas tornariam a vida dele muito mais fácil e/ou divertida. Estes problemas criam necessidades ou expectativas que não são identificadas de imediato ou facilmente. Os clientes gostariam de resolver seus problemas, mas não estão pensando em profundidade ou conhecem a melhor solução.  As vezes acreditam que comprando determinado produto ou serviço ficaram plenamente satisfeitos.  O cliente compra um produto ou serviço e espera que ele resolva seu problema, torne sua vida mais fácil ou colabore para que ele alcance seus objetivos. Ou seja, os clientes querem soluções para tornar sua vida mais fácil.

 

Empresas e seus vendedores vendem o que têm, e não o que o cliente realmente precisa ou que resolveria o problema do cliente em definitivo. Vendedores precisam vender e bater metas e o cliente de uma solução. Se o produto ou serviço não é a solução do problema do cliente, então ele ficará insatisfeito. Quando os problemas não são resolvidos ou objetivos não são alcançados os clientes buscam novos produtos, soluções ou fornecedores. 

 

Entender os problemas e objetivos dos clientes é fundamental para conquistá-los e fidelizá-los. Saber identificar as necessidades não mapeadas dos clientes é o segredo de sucesso de empresas que cresceram vertiginosamente como: Ford, Apple, Motorola, Google, Facebook e outras.

 

  • Ninguém sabia que precisava de um automóvel até que a Ford lançou seu modelo “T”. Se perguntassem para as pessoas na época o que elas queriam para poder se locomover de um lugar para o outro elas diriam que gostariam de um cavalo mais rápido. Ford entendeu o problema, mas não criou um cavalo mais rápido. Ele aproveitou a melhor tecnologia disponível na época, o automóvel, e criou um processo que reduziu o custo de fabricação dos automóveis para que ele fosse acessível a maioria das pessoas. Ele criou a linha de montagem que transformou o sonho em realidade para muitas pessoas e revolucionou o modo de fabricar produtos.

  • Ninguém sabia que precisava de um computador pessoal até Steave Job da Apple lançá-lo.

  • Ninguém sabia que precisava de um celular até que a Motorola lançasse seu primeiro modelo no mercado. Poucos poderiam imaginar que o celular se tornaria Smartphone com a evolução da informática. A Apple identificou a oportunidade e aproveitou. O resultado todos conhecem.

  • Ninguém sabia que precisava encontrar informações e obter conhecimentos de forma rápida e fácil até que o Google lançou seu buscador.

  • Ninguém sabia que precisava ou gostaria de encontrar amigos na internet, saber o que eles estão fazendo e manter contato até que o Facebook lançou seu site de relacionamentos.

 

Hoje ninguém vive bem sem estas soluções. Hoje estas empresas, exceto a Motorola e a Ford, são lideres de mercado e valem bilhões de dólares. Empresas que os concorrentes não sabem como superar.

 

Qual é o segredo do sucesso destas empresas? Todas identificaram oportunidades para tornar a vida das pessoas mais fácil e feliz. Seus produtos e serviços tornaram a vidas das pessoas/clientes mais fácil, divertida e interessante, ou seja, melhor. Com custos acessíveis para a maioria delas. As empresas de sucesso identificaram os problemas, dificuldades e/ou necessidades de seus clientes ou público alvo e souberam aproveitar as tecnologias ou conhecimentos disponíveis na época para inovar e criar produtos e serviços que 99% da humanidade gostaria de ter.

 

As empresas de sucesso atualmente investem fortemente em Pesquisas de Mercado e Gestão da Inovação para transformar necessidades em oportunidades e oportunidades em produtos e serviços de sucesso. Pesquisa de Mercado e Gestão da Inovação são soluções relativamente fáceis de implementar, mas para ter sucesso é preciso empregar a metodologia de maneira correta.

 

A Pesquisa de Mercado e a Gestão da Inovação consistem basicamente em:

 

  1. Identificar as expectativas e necessidades não mapeadas de seus clientes.

  2. Desenvolver, conhecer e aproveitar as tecnologias disponíveis.

  3. Envolver e motivar seus colaboradores para gerarem ideias e soluções.

  4. Gerenciar todo este processo para transformar as oportunidades identificadas em produtos ou serviços de sucesso.

 

A utilização  incorreta das metodologias pode comprometer todo o investimento. Os resultados da pesquisa podem ser distorcidos ou erroneamente interpretados e induzir ao erro. O método “tentativa e erro” custa muito mais caro e pode comprometer o sucesso de todo o projeto.

 

Para saber mais sobre Pesquisa de Mercado e Gestão da Inovação, e em como adotá-las de maneira correta em sua empresa, entre em contato. Será um prazer poder ajudar.

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