Gestão do Relacionamento Com Clientes na Era do Marketing Digital.

July 28, 2016

Na era da informação digital, de redes sociais e buscadores como o Google, os clientes estão muito bem informados sobre os produtos e serviços que desejam comprar. Os buscadores e redes sociais mudaram e facilitaram consideravelmente a vida das pessoas. Antes de comprar elas fazem pesquisas utilizando buscadores, fazem consultas aos amigos nas redes sociais e acessam sites de compras na internet utilizando smartphones, tabletes e computadores pessoais. O mundo está acessível na ponta dos dedos. 

 

Empresas que não utilizam sites, redes sociais para divulgarem ou venderem seus produtos e,  não aparecem em pesquisas de buscadores não existem, não são consideradas pelos clientes e em pouco tempo estarão mortas para 99% dos potenciais clientes. Aparecer na internet não é fundamental é questão de sobrevivência.

 

As estratégias de marketing e comerciais devem levar em consideração está realidade. Não é possível atrair, conquistar e manter clientes sem fazer usos destes canais de comunicação e venda. Porem estas mídias e tecnologias não são simples de utilizar. Não basta ter um site ou um perfil em uma rede social. É fundamental pensar no conteúdo e utilidade dele para o público alvo que se pretende atrair. Se o conteúdo não for interessante, útil, fácil e rápido de acessar os potenciais clientes buscarão outro site ou perfil nas redes sociais.

 

Para ter sucesso com estratégias de Marketing Digital é preciso dominar à tecnologia de construção de sites e entender como os buscadores como o Google funcionam.  O grande desafio é se destacar ou aparecer nos buscadores da internet entre milhões de sites e redes sociais, em uma boa posição, preferencialmente na primeira página. Clientes apressados e sem tempo não vão além da primeira página e acessam os primeiros resultados ou anúncios da lista. 

 

Para conseguir estar na primeira página sem pagar anúncios é preciso saber usar as palavras chaves que seu público alvo utiliza para fazer a busca ou pesquisa. Para melhorar a visualização é preciso anunciar ou postar nos horários que eles mais utilizam as redes sociais. Postar ou anunciar utilizando imagens e palavras que são do interesse de seu público alvo. Ou seja, é preciso conhecer muito bem seu público alvo e como ele utiliza o buscador e as redes sociais.

 

Para ter sucesso é preciso por em destaque em seu site ou perfil na rede social palavras, imagens e vídeos que estão sendo buscados por seu público alvo. Porem não basta fazer isto apenas uma vez é preciso fazer isto regularmente, manter o seu site e redes sociais atualizadas, para manter o seu público interessado, de preferência seguindo seu perfil e compartilhando as suas postagens, ou seja, suas postagens e anúncios precisam “viralizar” se espalhar e obter milhões de visualizações e curtidas. Somente assim sua empresa, produto ou marca vão ser lembrados por seus potenciais clientes no momento que eles forem comprar.

 

Para vender pela internet é preciso entender o conceito de "Funil de Vendas". De acordo com este conceito o processo de venda começa muito antes do contado com o cliente.  Primeiro é preciso atrair o público alvo ou cliente em potencial para o site ou perfil na rede social.  Ao atrair é preciso criar estratégias para obter informações de contato, interesses ou soluções que ele está precisando. Após obter estas informações é preciso manter o relacionamento nutrindo o cliente com informações que o ajudem a resolver seus problemas ou tire suas duvidas ou inseguranças em relação ao seu produto ou empresa. É preciso conquistar a confiança do cliente, somente após esta etapa será possível concretizar a venda. Mas não basta vender e abandonar o cliente. Se ele não receber assistência para tirar o maior proveito do produto. Sem saber como usar e tirar o melhor proveito do produto ele poderá se decepcionar, não comprar novamente ou cancelar o contrato de prestação de serviço. É preciso manter o cliente satisfeito.  Mais que satisfeito é preciso encantá-lo para torná-lo um cliente vendedor, recomendador, promotor de seus produtos, serviços ou empresa. Este são os objetivos da GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM CLIENTES.  Gerenciar o relacionamento e a satisfação dos clientes é um processo fundamental para o sucesso de qualquer empresa.

 

Para conseguir bons resultados na Gestão do Relacionamento com Clientes as áreas e processos de marketing e comercias devem se fundir para controlar melhor todos os fatores que afetam a satisfação dos clientes e saber aplicar as estratégias e ferramentas de Marketing Digital de maneira eficiente. O Marketing não é uma ciência exata, pois depende do conhecimento sobre o comportamento humano. Entender o comportamento humano e prever tendências de consumo é  um dos objetivos do marketing. Para ter sucesso com Marketing Digital e conseguir resultados satisfatórios é preciso conhecer muito bem os potenciais clientes e aplicar os Princípios da Gestão do Relacionamento com Clientes.  Não basta apenas divulgar e vender utilizando estes canais é preciso manter os clientes satisfeitos e recomendando a empresa, seus produtos e serviços. Opiniões desfavoráveis podem "viralizar nas redes sociais e destruir a reputação de sua empresa. 

 

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