COMO MELHORAR RESULTADOS FINANCEIROS.

August 24, 2016

Em mais de vinte e três anos de trabalho com empresas dos mais diferentes ramos de negócio pude comprovar que os resultados financeiros são uma consequência de uma boa ou má gestão dos processos comerciais e operacionais.

 

Quando uma empresa não vende ou negocia seus produtos a preços e quantidades suficientes para cobrir todos os seus custos operacionais e financeiros ela geralmente tem prejuízos.  Embora esta afirmação pareça obvia ou idiota a maioria das empresas que atendi não conseguiam melhorar os resultados financeiros ou estavam tendo prejuízos. Elas tinham informações sobre suas finanças, mas não sabiam dizer qual a origem ou os fatores que estavam gerando os maus resultados. Elas não conseguiam identificar as causas de seus problemas financeiros.

 

Algumas empresas sofrem de "Miopia Financeira". Elas enxergam apenas os resultados financeiros, mas não a origem dos problemas financeiros.

 

 

Elas adotam as soluções clássicas ou tradicionais como: alongar prazos de pagamento, encurtar prazos para recebimentos, descontar recebíveis, alongar o perfil da dívida, conter compras, reduzir estoques e despesas, etc.. São soluções de curto prazo ou sobrevivência. Mas elas não sabem dizer como e  porque empresa chegou nesta situação. Elas não sabem dizer como as receitas são geradas e os recursos consumidos.

 

As causas dos problemas financeiros não se originaram no setor financeiro, mas sim nos processos comerciais e operacionais.

 

As receitas são geradas pelos processos comercias e são consumidos pelos processos operacionais. Os processos financeiros dão suporte a estes dois. Quando os processos comerciais não geram receitas suficientes para cobrir as necessidades dos processos operacionais, o departamento financeiro é obrigado a buscar recursos em outras fontes como Bancos, Sócios ou outras ações como desconto de recebíveis, etc..

 

Para melhorar resultados é preciso controlar e melhorar os processos comerciais e operacionais. Mas para controlar estes processos é preciso controlar os fatores que afetam os resultados. Os fatores que afetam qualquer processo e seus resultados são:

 

  • as pessoas ou colaboradores;

  • os métodos de trabalho utilizados por elas;

  • infraestrutura ou condições de trabalho, como: tecnologia e capacidade das máquinas e equipamentos, instalações e ambiente de trabalho;

  • matérias-primas e insumos utilizados nos processos, fornecedores ou prestadores de serviços.

 

Estes fatores devem ser disponibilizados e organizados de maneira adequada, visando obter o melhor resultado possível. Quando os processos comercias e operacionais não dispõem de recursos de infraestrutura, materiais, insumos em boas condições ou adequados, e as pessoas que utilizam estes recursos não estão bem treinadas, motivadas e orientadas para utilizá-los, ou seja, elas não sabem como utilizá-los da maneira mais eficiente, os resultados geralmente são insuficientes.

 

Métodos mais eficientes precisam ser desenvolvidos e ensinados, ou seja, precisam estar padronizados. Quando não estão, os colaboradores usam os métodos mais confortáveis para eles e não para empresa, ou mais adequados para alcançar os resultados desejados.  Portanto, os processos não entregarão produtos com qualidade, pontualidade e eficiência, ou seja, os processos têm baixa produtividade ou eficiência. Para melhorar os resultados estes fatores ou processos precisam ser gerenciados.

 

Em resumo, os resultados financeiros não melhoram porque os processos comerciais e operacionais não estão definidos, organizados, padronizados e não são gerenciados com o objetivo de alcançar resultados definidos e mensuráveis, portanto são ineficientes e ineficazes.

 

Quando processos comerciais e operacionais não funcionam o resultado logo aparece no Departamento Financeiro na forma de dificuldades para pagar todos os compromissos em dia ou em prejuízos recorrentes.

 

Para melhorar os resultados os  processos comerciais e operacionais  devem ser mapeados para identificar as atividades que não geram valor ou são ineficientes e ineficazes.

 

Para identificar estas atividades, os processos devem ser avaliados utilizando Indicadores de Processo/Resultado. Os indicadores indicarão as causas dos problemas e permitirão definir ações para melhorar os resultados. Todos os processos  precisam ser melhorados continuamente para gerarem os resultados financeiros que a empresa precisa.

 

Se desejar maiores informações sobre estas soluções, entre em contato. Será um prazer poder ajudar.  


Autor: Sérgio Azevedo Sampaio é Bacharel em Ciências Econômicas - PUC-MG, pós graduado em Gestão Empresarial - FGV e Consultor em Gestão Empresarial com mais de 23 anos de atuação.

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