COMO EMPREENDER E TER SUCESSO

January 21, 2016

 

Para empreender e ter sucesso é preciso muito mais que uma boa ideia para um produto ou serviço inovador. É preciso conhecer as reais necessidades e expectativas dos potenciais clientes.  Quais são os problemas ou necessidades que seu produto/serviço pretende resolver ou atender? Qual será o diferencial de seu  produto ou serviço em relação aos que existem no mercado?  Por que os clientes preferirão o seu produto? 

Sem estas respostas sua empresa não terá sucesso. Para tornar uma ideia um produto ou serviço de sucesso é preciso conhecer os fatores internos e externos que influenciam nos resultados de uma empresa como: concorrentes, produtos substitutos, leis e tecnologias concorrentes. Ou ainda fatores internos como métodos de gestão, pessoas, infraestrutura, processos, etc. Seu produto pode ser viável comercialmente, mas sua empresa terá lucro, rentabilidade e competitividade. De acordo com o Portal Brasil, em 2009, mais de 60% dos novos negócios não sobrevivem aos cinco primeiros anos. 

 

Em meus 23 anos de experiência com pequenas e médias empresas deparei-me com todo tipo de empresa e empreendedor. Poucos com grande sucesso, alguns com dificuldades e muitos a beira da falência. Aprendi muito com todas estas situações, pois aprendi muito com os erros destes empresários e pude identificar os principais fatores de sucesso  e insucesso. As causas dos insucessos são poucas,  mas a mais comum a todos era a falta de conhecimento de técnicas ou métodos de gestão. A  maioria não conhecia as técnicas básicas de gestão comercial, operacional e financeira. Estes empresários concentravam seus esforços e energias na produção ou prestação de serviço, e o único indicador de sucesso era o saldo bancário positivo ou negativo. Estes empresários sofrem do que eu chamo de "Miopia Financeira". O único critério de avaliação do sucesso era o resultado financeiro. Quando este resultado não era satisfatório, eles chamavam um consultor, pois eles não conseguiam identificar a causa ou origem de seus problemas financeiros.

 

O resultado financeiro é consequência de uma boa ou má gestão comercial e operacional. Se a empresa não negocia ou vende bem, não presta um ótimo atendimento ao cliente, não consegue fabricar o produto ou prestar o serviço com qualidade e custos competitivos, então normalmente ela tem prejuízo. Parece obvio, mas a maioria dos empresários em dificuldades ou quebrados não tinham esta percepção. Para eles as causas eram sempre fatores externos, ou era o mercado e a economia ou era  a crise do momento. Falta a estes empreendedores conhecimentos dos fatores internos e de técnicas ou métodos de gestão adequados para gerenciar a empresa e melhorar os resultados. Embora sejam esforçados e dedicados, utilizam técnicas intuitivas de gestão. É como se eles quisessem cavar um buraco no concreto com as  próprias mão ou com as unhas. Muito esforço para pouco resultado. 

 

Alguns dos novos empreendedor que sobreviveram aos dois primeiros anos da empresa são muito bons em fabricar o seu produto ou  prestar o serviço, pois tem conhecimento ou experiência anterior. Mas ainda não são bons empresários ou gestores. A maioria são "fazedores", ou funcionários na própria empresa. Eles fazem, operam e não gerenciam com foco em resultados. 

 

Para ser um empresário de sucesso é preciso ter bons conhecimentos sobre: estratégia, vendas, gestão financeira, de pessoas, organização e gestão de processos, etc.. Mas os que possuem estes conhecimentos são poucos. A maioria têm sobrevivido ou alcançou um certo sucesso ou estabilidade e parou de crescer ou de melhorar seus resultados. Estão estagnados a vários anos e não sabem como alcançar o sucesso que gostariam. Outros estão a beira da falência. 

 

Antes de se aventurar em abrir um novo negócio é preciso avaliar a viabilidade comercial, operacional e financeira do novo negócio. Tomar decisões com base em "achismo" é a principal causa de insucesso dos novos negócios. Existem métodos para testar o modelo de negócio, e verificar se existe realmente interesse dos potenciais clientes e viabilidade técnica e financeira. 

 

O modelo negócio mais estudado atualmente é o das "Startups". Mas a maioria das "Startups" fracassa, de acordo com estudo da Fundação Dom Cabral, mas outras como: Facebook, Google, Apple, Netflix e muitas outras têm sucesso. Por que algumas tem sucesso e muitas fracassam? Conhecer estes fatores aumenta consideravelmente a chance de sucesso. Qual é o segredo destas empresas que hoje valem bilhões de dólares e são a principal motivação para novos empreendedores?

 

Estudei a historia e o modelo de negócio destas empresas e criei o curso Como Empreender e Ter Sucesso. Neste curso apresento vários casos de sucesso e os motivos que tornaram estas empresas tão valiosas e seus criadores bilionários. São apresentadas técnicas para avaliar as idéias de novos negócios e torná-los viáveis. Caso queira saber mais sobre o custo entre em contato. Será um prazer poder ajudar.

 

Não se aventure em um novo empreendimento sem antes estudar com cuidado as reais potencialidades de sua ideia. Fica muito mais barato aprender e elaborar um projeto viável que lhe de segurança para investir, do que abrir e fechar um negócio com prejuízo. 

Please reload

Posts Em Destaque

O SEGREDO DO SUCESSO DA APPLE, FACEBOOK, GOOGLE E OUTRAS

June 3, 2016

1/3
Please reload

Posts Recentes