LIDERANÇA E GERENCIAMENTO COM FOCO EM RESULTADOS.

January 4, 2016

 

Em artigo anterior "Liderança e Gerenciamento Pragmáticos" argumentei que muitos autores escreveram sobre liderança com foco nas características pessoais que um bom líder deve ter. Para a maioria dos autores as características pessoais do líder são os aspectos mais importantes. Na minha opinião as características pessoais são importantes, mas não fundamentais. No final afirmei que para ser um bom líder é mais importante  ter objetivos claros, conhecimentos de métodos de gestão do que de "super-habilidades" pessoais. As habilidades de gestão são requeridas diariamente e as de lideres eventualmente. Por isto elas são importantes, mas não fundamentais. Neste artigo aprofundo um pouco sobre a função ou papel do líder e  os estilos de liderança que  devem ser adotados para se tornar um bom líder.

 

LÍDER / GESTOR 

 

O líder que não sabe gerenciar não é um bom líder. Pois liderar é conduzir a equipe a um objetivo determinado.  O líder pode ser comparado a um maestro, que deve reger todos os músicos, para que harmonicamente executem a musica de forma à agradar aos ouvintes/clientes. O líder que não tem habilidades gerenciais ou não utiliza métodos de gestão não é um bom líder/gestor.

 

Para ser um bom líder é preciso gerenciar os fatores que afetam os resultados ou objetivos.  O líder/gestor deve saber definir objetivos e saber também comunicar os objetivos a equipe. A equipe precisa saber quais são os resultados/objetivos a serem alcançados e o que se espera dela.

 

A equipe que não sabe quais são os objetivos e resultados de maneira clara, fica perdida, sem rumo e apenas executa sua função ou atividades sem se preocupar com o resultado.

 

O líder precisa definir resultados que sejam mensuráveis e comunicar a equipe. Deve saber planejar, organizar os recursos e a equipe. Deve saber identificar aos pontos fracos da equipe e capacitá-la/treiná-la usando sua experiência, conhecimento ou outros meios necessários. Deve ser um líder/treinador/professor/mentor. Deve prover os recursos e orientar a execução dos projetos/tarefas/ações. Deve saber avaliar os resultados e o desempenho de maneira objetiva, mensurando, utilizando indicadores. Deve ter capacidade analítica e visão sistêmica. Deve saber analisar o processo e identificar os fatores que influenciaram os resultados e identificar as causas dos problemas e propor soluções que combatam as causas e não os efeitos. Deve saber mobilizar/motivar a equipe a dar ideias e propor melhorias para que os resultados sejam melhorados constantemente. As funções de um líder e gestor estão totalmente relacionadas. Não é possível ser um bom líder sem antes ser um bom gestor.

 

LIDER VENDEDOR / NEGOCIADOR

 

Em muitos momentos o líder tem que lidar com resistências e conflitos. Nestas situações ele tem que ter as habilidades de um vendedor/negociador. Um líder deve ser também um ótimo vendedor.  O líder deve convencer seus liderados. Deve vender uma solução ou projeto. Deve convencer seu liderado/cliente a fazer algo ou comprar uma solução. 

 

Se você fosse um vendedor e tivesse que vender um projeto para sua equipe, que argumentos ou técnicas de vendas você usaria?

 

O bom líder é antes de tudo um bom vendedor, ele não usa o poder do cargo para atingir o objetivo ou convencer o cliente/liderado. Ele não se irrita com as objeções, ele escuta as objeções, explica os motivos, entende as dificuldades do cliente/liderado e negocia uma solução. O líder vendedor vende a ideia ou projeto e entusiasma o cliente/liderado a fazer o que é necessário. O liderado compra a ideia, pois foi convencido de que ela é a melhor solução ou a mais viável no momento, pode não ser a mais confortável para ele, mas é a melhor opção no momento.  Após a venda o líder tem que dar assistência ao cliente/liderado. Não abandone seu cliente/liderado, mantenha o relacionamento. Ele precisará de seus serviços, dê suporte e recursos para que o cliente/liderado alcance o resultado ou desempenho necessário. Seja um líder vendedor aprenda a vender, convencer e a motivar seu liderado/cliente.

 

LIDER COACH/TREINADOR

 

Outra característica do bom líder é saber lidar com pessoas. O líder deve ter inteligência social ou emocional. O líder deve ter as características que fazem uma pessoa ser respeitada. Para ser respeitado é preciso respeitar.  Respeitar o outro é: ser educado, cordial, paciente, ter autocontrole, saber ouvir e entender as limitações e dificuldades do outro. Como sabemos o ser humano é muito complexo e lidar com pessoas não é simples, não existe formula pronta, no muito existem algumas recomendações. 

 

Para ser um bom líder a primeira coisa a fazer é definir os objetivos ou metas.

 

Escolha seus jogadores/liderados de acordo com os objetivos/metas a serem alcançados.

 

Conheça as habilidades, conhecimentos, experiências, talentos e limitações de cada um. Escolha bem o jogador/liderado de sua equipe. Em qual posição/função/cargo sua equipe está carente? No gol ou no ataque? O seu jogador/liderado tem as características que você precisa para a posição/função e objetivos a serem alcançados? Se não tem, ele pode aprender a jogar na posição/função? Quais são os treinamentos/conhecimentos ele deverá adquirir para poder desempenhar bem a função? Quem deverá treiná-lo? Se não ele tem, ele pode ser deslocado para outra posição onde ele terá melhor desempenho? Ou talvez seja melhor ajudá-lo a encontrar uma outra empresa/equipe onde ele possa  ter melhor desempenho e ser mais feliz? 

 

Antes de contratar um novo jogador/liderado/colaborador entreviste o candidato. Procure conhecer as necessidades, expectativas e objetivos do jogador/candidato. Mais uma vez assuma a postura de um líder/coach. Entenda o problema do candidato e verifique se você/gestor/líder, a empresa e a função podem realmente suprir as necessidades e expectativas do candidato. Ele será um colaborador/liderado satisfeito?  Verifique se ele tem a disponibilidade, habilidades, conhecimentos, experiência e acima de tudo vontade de ser campeão. Verifique se remuneração será suficiente para atender as necessidades básicas do candidato, ou qual a melhor maneira de motivá-lo. 

 

A empresa, o líder e o candidato/liderado devem ter objetivos comuns. Os objetivos de todos os interessados devem estar alinhados.

 

Os objetivos se completam e colaboram para que todos atinjam seus objetivos? Quando estas vontades/objetivos estão alinhados, o trabalho de líder/gestor fica muito mais fácil. Pois você tem a pessoa certa, no lugar certo e com motivações comuns. Muitos problemas dos lideres/gestores se devem a falta de colaboradores motivados ou deslocados das posições onde eles possam render mais.

 

Estas três características são fundamentais para um bom líder. Estas habilidades podem ser aprendidas e dependem mais de conhecimentos técnicos do que de características pessoais e maturidade psicológica.  Técnicas de gestão, negociação, vendas, comunicação, contratação e motivação podem ser aprendidas. Elas ajudam o líder a ser um bom gestor, mas os grandes lideres são visionários, determinados, automotivados e focados em seus objetivos. Estas características não se aprendem, elas são valores e objetivos de vida pessoais, são propostas de vida que dependem que cada um responda a pergunta - “Qual é a minha missão nesta vida? Os grandes lideres têm esta resposta na ponta da língua. Saber qual é a sua missão na vida faz toda a diferença.

 

Desenvolver habilidades de gestão, negociação, comunicação e “coaching” farão de você um líder pragmático, mas para se tornar um grande líder você deve definir sua Missão. Qual é a sua Missão nesta vida?  

 

Responda estas questões. Quais são os objetivos que quero alcançar? Como cumprirei minha Missão e objetivos nesta vida? Como meu trabalho, minha organização contribuirão para que eu cumpra minha Missão e alcance meus objetivos de vida? Ter estas resposta na ponta da língua farão de você um grande líder. Então comece a pensar e bom trabalho.

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