POR QUE SUA EMPRESA PAROU DE CRESCER?

December 1, 2016

Ao longo de 23 anos de atuação como consultor em Gestão Empresarial tive a oportunidade de colaborar com a melhoria dos resultados de diversas empresas e trocar conhecimentos com muitos empresários.  Mas uma questão sempre me preocupou. Qual a razão do sucesso de poucos e das dificuldades ou insucessos de muitos empreendedores?

 

As razões são muitas, e os fatores que influenciaram nos resultados também, Mas vou destacar dois motivos que considero os principais para o insucesso ou decadência de uma empresa. As razões principais são:

 

  • O empreendedor sonhou pequeno, ou ficou satisfeito com o sucesso inicial da empresa e não quis continuar a crescer e melhorar os resultados.  Cansou ou achou que o resultado não compensaria o esforço, ou seja acomodou-se e não definiu os resultados que seriam satisfatórios para manter o crescimento do negócio.                                                                                        

  • Alguns quiseram crescer e melhorar resultados, mas não souberam como fazer a empresa crescer. Eles não sabiam como elaborar um Plano de Negócios ou como reinventar seus negócios ou como inovar. Não souberam definir objetivos, metas e planos de ação. Ou seja, não conheciam métodos de gestão adequados para melhorar os resultados e, fazer a empresa crescer de forma sustentável.                                                                                                                         

Muitos empresários atribuíram seu insucesso ou dificuldades a fatores externos. Fatores externos como a concorrência, clientes exigentes demais e situação da economia. Esses fatores são incontroláveis, ou são muito difíceis de serem mudados e, obviamente, influenciaram na vontade e disposição do empresário de continuar crescendo.  Mas, se existe vontade de ser grande, o empresário e a empresa precisavam adotar bons métodos de gestão que permitam a empresa enfrentar as dificuldades externas e internas com mais facilidade. 

 

Todas as empresas iniciam suas atividades e enfrentam desafios para crescer e melhorar seus resultados. Quando a empresa encontra o modelo de sucesso, ela começa a crescer.  No começo existe muita vontade e disposição e, pouca preocupação com os métodos de gestão. O foco é no comercial, ou seja, vender e vender. A medida que a empresa vai se consolidando no mercado as ineficiências ficam mais evidentes e,  métodos de gestão e controle são adotados. A empresa atinge a maturidade quando métodos de gestão e foco em resultados tornam-se parte dos objetivos e cultura da empresa. A série de bons resultados ao longo dos anos tornam os gestores/empresário satisfeitos. Neste contexto é natural que os gestores se acomodem e a não percebam as mudanças e riscos que a empresa passa a enfrentar. É o começo da curva descendente ou decadência. As empresas nascem, crescem, amadurem, acomodam-se, entram na "Zona de Conforto", e em decadência. Se o empresário não reencontrar a vontade de crescer e melhorar resultados a empresa fatalmente encerará suas atividades. A figura abaixo representa este ciclo de vida empresarial.  

 

 

Para não morrer e/ou voltar a crescer o empresário/líder precisa querer e, ter disposição para desenvolver um novo modelo de negócio e adotar métodos de gestão adequados ao momento da empresa. Será preciso investir, inovar ou reinventar o modelo de negócios da empresa.

 

Definir um novo modelo não é tarefa simples. Exigirá sacrifícios e esforço do empresário e de sua equipe, além de técnicas adequadas de gestão e ferramentas para definir um novo modelo de negócios.

 

O primeiro requisito para fazer uma empresa voltar a crescer é a vontade do empresário. Se ele não quer, não sonha grande, ou não está disposto a trabalhar duro, enfrentar todos os desafios de ser empreendedor e de fazer a empresa crescer ou melhorar seus resultados, então não tem solução. Crescer e ter sucesso dá muito trabalho. Portanto é preciso encontrar um caminho mais fácil para poupar esforços e recursos. Definir o modelo de negócio e os métodos de gestão adequados é o caminho mais fácil e rápido para fazer a empresa voltar a crescer e melhorar seus resultados.

 

No Brasil o empreendedor/empresário tem que ser um super herói, pois são muitas as dificuldades para iniciar um negócio do zero e ter sucesso. Mas se ele tem vontade, determinação, sonha grande e quer voar alto, então o próximo passo é saber como fazer a empresa crescer. É neste momento que o trabalho de uma consultoria pode ajudar a empresa a alcançar os objetivos.

 

Muitas vezes o empreendedor e sua equipe têm vontade, mas não tem tempo de implementar as ações, pois as atividades de rotina do dia a dia consomem todo o seu tempo. Em outras ocasiões não sabem como, ou escolheram caminhos errados, ou mais difíceis, pois não avaliaram corretamente os riscos, dificuldades, ou não identificaram corretamente as melhores oportunidades, ou os pontos fracos que deveriam ser melhorados. Ou seja, não cresceram e melhoraram os resultados porque não conheciam os métodos de gestão e ferramentas adequados para o momento da empresa. 

 

Alguns empresários alegam falta de recursos financeiros. Mas sem um bom produto/serviço ou modelo de negócios, não adianta ter recursos disponíveis. Sem um bom Plano de Negócios os recursos serão desperdiçados em um negócio inviável comercialmente, ou seja, um produto ou serviço que não desperta o desejo, necessidade ou interesse do cliente não gerará retorno financeiro suficiente para remunerar os investidores. 

 

A melhor maneira de definir como crescer e para onde crescer é elaborando um bom Plano de Negócios. 

 

O Plano de Negócios é um estudo estruturado dos fatores internos e externos que afetam ou afetarão os negócios de uma empresa ou um novo negócio.  Neste estudo serão avaliados os riscos e oportunidades de um novo negócio ou negócios atuais e serão respondidas questões como:

 

  • Quais são as necessidades, problemas e expectativas de nossos clientes e como os produtos ou serviços da empresa estão sendo avaliados por eles?

  • Quais melhorias ou mudanças deverão ser providenciadas para atender nossos clientes?

  • Quais são as estratégias comerciais, operacionais e financeiras mais adequadas?

  • Se a empresa será competitiva e quais serão os resultados esperados se ela permanecer atuando do mesmo modo atual?

  • Quem são ou serão os concorrentes da empresa e como seus produtos, serviços, preços e estratégias afetam ou afetarão a empresa?

  • Quais são as oportunidades que podem ser aproveitadas pela empresa em função de suas competências ou pontos fortes?

  • Quais competências a empresa deve desenvolver para ser manter competitiva?

  • Quais são as novas tecnologias ou modelos de negócios que estão prejudicando ou prejudicarão os resultados da empresa?

 

O plano de negócio dará um diagnóstico sobre a viabilidade comercial e financeira de um novo negócio ou negócios consolidados, e apresentará alternativas para superar os desafios e dificuldades.

 

Ou seja, apontará as melhores oportunidades ou caminhos para viabilizar o negócio e mostrará os caminhos para crescer com segurança e bons resultados. Definirá os recursos técnicos e financeiros necessários e como viabilizá-los. 

 

Se você é um novo empreendedor e está tendo dificuldades para fazer seu negócio crescer ou se consolidar, não espere os resultados piorarem, ou o investimento ser perdido e as dívidas se tornarem impagáveis. Elabore um Plano de Negócio.

 

Se você já é um empresário experiente e percebeu que a empresa parou de crescer ou de se adaptar aos novos desafios, ou seja, se acomodou, e, que o faturamento não cresce mais ou está diminuindo nos últimos anos, então está na hora de elaborar um novo Plano de Negócios. Recupere à disposição e determinação dos primeiros anos da empresa. Com seus conhecimentos do negócio, experiência e utilizando técnicas de planejamento e gestão adequadas será muito mais fácil fazer sua empresa voltar a crescer e voar alto.

 

Para saber mais sobre como elaborar um Plano de Negócios entre em contato que teremos o maior prazer em poder ajudar. 

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque