Educação Corporativa X Inovação e Hipercompetitividade.


Em um cenário de hipercompetitividade proporcionado pela internet, onde é possível encontrar todos os concorrentes e comparar custos x benefícios, as empresas têm que, cada vez mais criar diferenciais competitivos, inovar ou customizar seus produtos e serviços para conquistar e manter clientes.

Para criar diferenciais competitivos é preciso inovar. E para inovar é preciso obter novos conhecimentos, estimular a criatividade, a capacidade de resolver problemas e gerar soluções para os clientes. Inovação é a palavra de ordem. É preciso inovar para se manter competitivo e não desaparecer. Muitas empresas entendem a necessidade de inovar, mas não sabem como inovar ou ainda não se mobilizaram.

Para inovar as empresas precisam de colaboradores atualizados com as novas tecnologias, modelos de negócios e atentos as necessidades, problemas ou expectativas dos clientes. Para tanto os programas de formação e educação dos colaboradores devem ser ágeis e focados em problemas ou objetivos bem definidos e imediatos. O objetivo de um treinamento deve ser resolver problemas, ou melhorar produtos e processos que estejam perdendo competitividade, ou no desenvolvimento de um novo modelo de negócio.

Neste contesto a educação corporativa ganha grande importância. Para se manterem competitivas as empresas precisam adquirir novos conhecimentos e competências de maneira ágil e fácil. A educação e preparação deve ser constante e baseada em informações ainda não processadas, analisadas e entendidas. É preciso trocar o pneu com o carro em movimento. Ou seja, as informações que são a base do conhecimento ainda não estão organizadas, analisadas e formatadas.Cabe aos colaboradores pesquisar, analisar, organizar, entender, gerar e disseminar um novo conhecimento visando desenvolver soluções práticas.

Nunca foi tão fácil, rápido e barato obter informações. Ela está ao alcance dos dedos através da internet, “mouses”, teclados e smartphones. Mas ela precisa ser pesquisada, analisada, correlacionada, entendida e aproveitada para resolver problemas. Ou seja, ela precisa se transformar em conhecimento e soluções de problemas, na forma de novos processos, produtos ou serviços que tornem a vida do cliente mais fácil e feliz.

Uma estratégia que está ganhando terreno é a de desenvolver treinamentos online customizados, com foco na solução de problemas, criação de novas soluções ou modelos de negócios. Esta estratégia resolve uma dificuldade antiga das empresas que tinham grande dificuldade para realizar treinamentos presenciais. Ela permite:

  • Treinar e conectar colaboradores alocados em locais distantes da sede, onde o custo de deslocamento torna treinamentos e reuniões presenciais muito onerosas;

  • Treinar e ambientar os recém contratos, e repassar informações iniciais e comuns sobre a empresa;

  • Dinamizar e agilizar programas de formação de Trainee,

  • Treinar os colaboradores da média gerencia, supervisores e coordenadores e operadores, que por exercerem funções mais operacionais dificilmente podem deixar seus postos para participarem de treinamentos presenciais;

  • Criar equipes de trabalho online que cooperam mais facilmente para solução de problemas e projetos estratégicos.

Muitas empresas ainda precisam se adaptar aos novos tempos e tecnologias de educação. O ensino deve ser ágil, fácil, cômodo, atualizado e constante. Os cursos online ou a distância estão se disseminando rapidamente e em breve serão os preferidos. O menor custo, facilidade para organizar e comodidade para os participantes são seus maiores atrativos. Eles são uma melhor solução do que os cursos presenciais, pois permite ao participante adquirir conhecimentos de forma rápida, ágil, no próprio ritmo.

Treinamentos presenciais sobre temas aleatórios tendem a ser abandonados, pois as empresas já perceberam que os participantes estão presentes, mas não participam, pois estão com a mente e celulares ligados na empresa, preocupados com problemas mais urgentes. Portanto, o aprendizado e aproveitamento é mínimo, e não contribuem para a solução de problemas ou melhoria dos resultados. Passado o treinamento a cooperação e disseminação do conhecimento é mínima. Projetos de melhoria acabam esperando melhor momento.

Mais do que cursos online ou a distância as empresas precisam adotar a Gestão do Conhecimento. Este modelo visa mapear, adquirir, desenvolver e disseminar os conhecimentos e transformá-los em inovações e soluções de problemas que permita a empresa se manter competitiva e melhorar os resultados.

Existem muitas outras soluções na forma de aplicativos e softwares que estão facilitando e agilizando muito o aprendizado e a adoção de uma Gestão do Conhecimento, mas escreverei sobre elas em outra oportunidade. Aqueles que desejarem conhecer estas soluções podem entrar em contato. Será um prazer poder ajudar.

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