APP'S A REVOLUÇÃO DA PRODUTIVIDADE


A segunda revolução da produtividade aconteceu nos anos 50 e 60 com o desenvolvimento do Sistema Toyota de produção, também conhecido como Lean Manufacturing, que alcançou seu auge nos anos 80 e 90 com o Movimento pela Qualidade Total ou TQC.

A terceira surgiu com a internet e desde então, apenas melhorias incrementais nos sistemas de informação ou Softwares de Gestão foram criadas.

Em paralelo a quarta revolução industrial baseada na Internet das Coisas ou em equipamentos dotados de Inteligência Artificial, estão sendo criados vários Aplicativos que elevarão significativamente a produtividade do trabalho e empresas. São Aplicativos que permitem informatizar atividades ou sub processos, gastando pouco ou quase nada. A revolução não se dará apenas no chão de fabrica, mas também nos escritórios.

Onde Encontrar Aplicativos Grátis.

O Google é conhecido principalmente como um aplicativo para buscas ou pesquisas na internet, mas o que muita gente não sabe é que ele oferece uma série de aplicativos para otimizar o trabalho de profissionais e empresas.

O Google oferece gratuitamente aplicativos para editar de textos, planilhas, formulários, apresentações, drives externos para armazenar dados. Todos com possibilidade de compartilhamento. A Google oferece também aplicativos para desenvolver sites e plataformas de treinamentos para seus colaboradores e clientes. Oferece também Aplicativos de comunicação semelhantes ao Whatsapp e outros que permitem vídeo conferência. Aplicativos para tradução simultânea de conversas e textos. Sem falar nos dedicados a promover sua empresa na internet, porem estes são pagos.

Para os que utilizam o G Suite vale a pena dar uma olhada nos aplicativos do Marketplace. Existem aplicativos interessante, porém a maioria em inglês. Acesse o Google e pesquisem por Produtos Google. Você vai se surpreender.

Aplicativos para Comunicação

A maior novidade do Google é um aplicativo de comunicação semelhante ao Whatsapp, o ALLO. Esse aplicativo é dotado de inteligência artificial. Ele responde suas perguntas, aceita comandos de voz, aciona outros aplicativos do Google, faz pesquisas e até conta piadas. Na função Assistente conversa com você através de chat e interage através de frases curtas, e tem opções para entretê-lo com jogos ou charadas, videos, fotos e, dá dicas de locais para comer e se divertir com base no seu perfil de pesquisa registrado.

Aplicativos para Treinamentos Online.

As plataformas de ensino a distância ou LMS, oferecem opções de acessar os cursos e conteúdos por Smartphone e tabletes. Estas plataformas permitem treinar sua equipe sem necessitar para-los ou desloca-los, mas não criar conteúdos ou materiais.

Para criarcursos podem ser utilizados a plataforma: Moodle, EadBox, ou até o aplicativo grátis "Sala de Aula" do Google. A plataforma é o menor dos problemas, existem várias. O mais importante é o desenvolvimento do conteúdo de qualidade e que transmita o conhecimento necessário de uma forma interessante e colaborativa.

Para criar conteúdo como vídeos animados podem ser acessados RawShorts, Powtoow, etc. Para editar Ebooks, apresentações narradas, capturar telas de computador, elaborar infográficos basta procurar na internet. São muitas opções à disposição inclusive as oferecidas pelo Google ou Microsoft.

Para um melhor resultado é importante fazer a integração entre os aplicativos de comunicação e treinamento. Isto possibilita a troca de conhecimento e desenvolvimento de projetos com maior produtividade e melhores resultados.

Aplicativos para Processos Operacionais.

São Aplicativos inspirados no sistema "Kanban" que permitem informatizar e automatizar tarefas simples como prestação de contas à receber, cadastro de clientes ou planejar uma atividade ou projeto fora da rotina normal e não atendido no sistema operacional.

Pipefy é um deses Aplicativos. Ele é totalmente customizável. Porém, é preciso ter uma visão completa do processo para poder desenvolver as soluções, ou seja, é preciso mapear os processos e criar o processo no aplicativo a partir do zero ou modelos prontos, mas customizáveis. Eles tem versões gratuitas e pagas.

Aplicativos Para Processos Comerciais

Existem no mercado várias empresas oferecendo soluções conhecidas também como CRM – Customer Relationship Management.

Agendor, Pipedrive, Moskit permitem organizar os processos comerciais desde a prospecção, passando pelo cadastramento, apresentação de proposta, acompanhamento e fechamento. São aplicativos que permitem acompanhar os clientes ao longo do processo de venda ou relacionamento, permitindo a geração de indicadores e relatórios de atendimento e resultados de vendas. São ótimas ferramentas para aumentar a produtividade de vendedores e gestores comerciais.

Aplicativos para Marketing Digital.

Com o aumento do interesse pelo Marketing Digital surgiram na internet Aplicativos ou Softwares para fazer a gestão desses processos. Esses Aplicativos permitem divulgar produtos e empresas através dos sites e redes sociais visando: atrair, cadastrar e acompanhar o potencial cliente através do “Funil de Vendas”, ou seja, transformar o “Prospectador” em cliente, ou seja, converter em vendas. Entre os que avaliei posso citar:

RD Station e HubSpot. Estes Aplicativos permitem aumentar as vendas com menor esforço e custos. Vale lembrar que o Adwords e Analytics do Google têm funções semelhantes, mas também são pagos.

Aqui também é importante fazer a integração entre os aplicativos de gestão comercial e marketing digital. Isto possibilita a troca de informações e aproveitamento de todas as oportunidade de venda e conquista de clientes.

Aplicativos Para Processos Financeiros

Nesta categoria existem muitos aplicativos e softwares. Citarei alguns que avaliei.

Bkper é um software de gestão contábil integrado as soluções do G Suíte do Google permite registrar todas as movimentações contábeis e financeiras. Ele tem versões grátis e pagas.

Conta Azul é VHSYS são sistemas mais completos que possibilitam informatizar os processos financeiros, sendo que o VHSYS oferece aplicativos extras para informatizar outros processos da empresa, porém não possuem versões grátis.

Treasy é um software para planejamento econômico, financeiro e controladoria para pequenos e médias empresas. Este é mais indicado para quem tem conhecimentos de contabilidade e finanças. Não é gratuito.

Mobilis, Finance são Aplicativos de finanças pessoais que podem ser adaptados para gerenciar as finanças de pequenas empresas. Tenho utilizado com meus clientes com bons resultados. As versões básicas são grátis e as completas são pagas.

Conclusão

As alternativas são muitas. Algumas gratuitas e outras pagas. A maioria permite um período de experimentação ou são sempre grátis, mas a cada dia surgem novas opções. O importante é saber que existem Aplicativos que permitem automatizar uma infinidade de tarefas simples, mas que somadas demandam muito tempo e esforço. Utilizando estes Aplicativos é possível melhorar consideravelmente a produtividade de processos, economizando muito tempo na execução e controle de atividades, reduzindo custos e o nível de “stress” nos escritórios das empresas.

É fácil encontrar estes Aplicativos na internet, mas com certeza dará muito trabalho testar e avaliar todos. Provavelmente você ficará em dúvida sobre qual a melhor opção para sua empresa.

Aqueles que desejarem tirar dúvidas e saber mais sobre como aumentar a produtividade utilizando Aplicativo, entrem em contato. Será um prazer poder ajudar. CONTATO

#produtividade #processos #aplicativosgratis #melhoriaderesultados #finanças #comerciais #operacionais #Trabalho

Posts Em Destaque