Marketing Digital - O Que Os Especialistas Não Contam.


Você já tentou posicionar seu site nas primeiras posições da busca orgânica ou não paga do Google? Você conseguiu em quanto tempo? Se não conseguiu, então você sabe o quanto é difícil chegar lá na primeira página.

Existem vários sites e postagens em redes sociais ensinando como conquistar as primeiras posições. Todos muito bem elaborados e com dicas úteis. Mas o que eles não contam é que, não basta estar nas primeiras posições se: seu site, loja virtual ou página empresarial não tem qualidade, relevância ou não atende as necessidades dos Prospects, ou o conteúdo não foi elaborado com o objetivo de vender. Elas não vendem ou geram receitas.

Visitas e curtidas não ajudam a vender mais. Curtidas em redes sociais e primeiras posições no Google são métricas de “vaidade”. É como ser milionário no Banco Imobiliário. É muito gratificante para o ego, mas é apenas um jogo que não gera receita real ou dinheiro no caixa.

Para vender ou converter visitante e curtidas em receita é preciso prestar atenção em muitos detalhes e trabalhar muito. Antes de se aventurar no Marketing Digital e tentar vender através da internet é preciso:

  • Ter um produto ou serviço que realmente resolva o problema de um grupo significativo de clientes. Ou seja, torne a vida de milhões de potencias clientes ou Personas mais fácil, feliz e com bom custo benefício. Se seu produto ou serviço não interessa e não torna a vida das pessoas melhor no mundo real, também não vai “Viralizar” no mundo virtual.

  • Escolher as palavras chaves certas ajuda muito, mas não é suficiente. Quando alguém entra em seu site e não encontra exatamente o que procura, ou se seu site não é atraente, bem elaborado e abre rapidamente os links ou páginas, a taxa de rejeição aumenta muito, ou seja, ele entra na primeira página e não explora as demais ou não fornece dados para contato ou mesmo não compra nada.

  • É fundamental que o Prospect tenha confiança de que sua empresa, produto ou serviço são bons e/ou que o produto/serviço será entregue com qualidade no prazo acordado. Sem confiança ele não comprará nada. Mas como conquistar a confiança do Prospect ou potencial cliente? Criando um relacionamento que gere confiança e, confiança se conquista com o tempo e com informações.

Informação é o principal fator para tomada de decisão de compra pela internet. Para ter sucesso com Marketing digital é preciso entregar informações de qualidade. É o que chamamos de Marketing de Conteúdo. O objetivo do Marketing de Conteúdo e nutrir e alimentar o Prospect com informações, amostras ou experimentação grátis, para que ele possa avaliar se seu produto ou serviço atende a suas necessidades. Ou seja, informações que ajudem ele a conhecer seu produto e adquirir confiança para compra-lo.

O mecanismo de busca do Google vem se aperfeiçoando. Ele está adotando a Inteligência Artificial para entender o que o usuário está procurando e, ser mais assertivo possível. Com isto os resultados têm sido mais certeiros. Portanto não se preocupe tanto com as palavras chaves. Se as palavras chaves não são exatamente as mais procuradas o Google procura os sites mais relacionados com seu interesse. Seu perfil de busca fica registrado e indica o que você está realmente procurando. Portanto ,se seu site não for relevante e não tiver qualidade e não inspirar confiança o usuário irá entrar e sair sem deixar um contato ou comprar algo, e esta informação ficará registrada no Google. Resumindo preocupe-se mais com a relevância, credibilidade, conteúdo e aparência de seu site, loja página na rede social.

Um dos principais critérios para o Google posicionar um site nas primeiras posições é relevância. Relevância significa qualidade e confiabilidade do conteúdo. Relevância é dada com o tempo e/ou, à medida que as pessoas acessam, leem o conteúdo, recomendam, compartilham ou informam links para seu site. Portanto, o conteúdo do site deve ter qualidade, ou seja, páginas bem redigidas com informações corretas e relevantes. Palavras chaves bem escolhidas ajudam a achar seu site, mas se o conteúdo não é bom ou não inspira confiança ou autoridade no assunto ele não vai “viralizar” e conquistar as primeiras posições nas buscas orgânicas.

Nas Redes Sociais, especialmente no Facebook o caminho para viralizar e vender mais é o mesmo. Postar conteúdos relevantes e interessantes que atraiam seus seguidores, público alvo ou Personas. Entretanto a forma de busca é diferente. O facebook registra as os posts que você curtiu, comentou, compartilhou ou postou para determinar o seu perfil e interesses. De posse deste perfil ela anunciará na sua linha do tempo produtos e serviços que correspondam aos seus interesses.

Quem quer anunciar e ter sucesso no facebook deve determinar muito claramente os objetivos do anúncio e o perfil dos potenciais clientes. O sucesso dependerá da oferta, qualidade do anúncio, da definição clara do perfil de clientes, do valor investido e do tempo.

Não basta ter um site e um página empresarial para ter sucesso. O Google e o Facebook tentam ajudar e incentivar você a anunciar. Eles fazem parecer muito fácil de fazer, mas não é. Você pode criar site, anúncios, conteúdos e ofertas, mas será que eles:

  • Terão a qualidade, relevância e confiabilidade necessária?

  • Atraírão seu público alvo ou Personas?

  • Serão eficazes para levar os Prospects até ao seu site, sua loja virtual ou física, ou fornecer um contato?

  • Mesmo que seu produto/serviço sejam bons será que o investimento de tempo e dinheiro darão um bom retorno ou seja o ROI será positivo e significativo?

A internet está cheia de artigos, e-book, vídeos ensinando como ter sucesso investindo em marketing digital. Você não terá dificuldade de entender, aprender e aplicar. Mas o tempo e dinheiro para desenvolver conteúdo, anunciar, acompanhar, avaliar e melhorar seu site, anúncios e rede sociais é muito grande. Ou você cuida de seu negócio, ou produz conteúdo e campanhas de Marketing Digital. Marketing digital é coisa para profissionais. São muitos detalhes que fazem a diferença e mesmo assim não garantem o sucesso. Você não pode se esquecer da concorrência. Como você e/ou sua empresa milhares estão tentando viralizar na internet e vender mais, mas poucos vão conseguir.

SUCESSO NO MARKETING DIGITAL É VENDER COM RENTABILIDADE, OU SEJA, CONVERTER PROSPECTS EM CLIENTES QUE DEEM RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO.

Para ter sucesso é preciso muito talento, trabalho e persistência. Mas a grande verdade é que, em função da grande concorrência com outros, anunciantes, com sites de empresas mais relevantes e conhecidas é muito difícil viralizar espontaneamente ou vender sem pagar anúncios. Deve-se considerar os concorrentes e suas estratégias , preços, ofertas, etc. , antes de começar a postar ou anunciar. Para ter sucesso é preciso procurar mercados menos concorridos, ou oceanos menos vermelhos, onde as palavras chaves sejam menos disputadas e não postar mais do mesmo. Na internet é preciso também se diferenciar.

Você pode tentar por conta própria criar e gastar um “dinheirinho” para ir aprendendo. Talvez você consiga algumas visitas ao site, curtidas e compartilhamentos, mas dificilmente você terá vendas e retorno sobre o investimento (ROI). Não se engane, Marketing Digital não faz milagres para o seu negócio e não dá resultados imediatos. É preciso ter tempo, paciência, persistência e estratégias bem definida. Estratégias que definam claramente:

  • objetivos,

  • Personas,

  • conteúdo,

  • métricas,

  • melhores mídias ou canais,

  • ofertas, preços, concorrentes.

Poupe seu tempo e dinheiro contrate um profissional para ajudá-lo. O retorno será mais rápido e significativo. Para saber mais solicite um DIAGNÓSTICO GRÁTIS. Será um prazer poder ajudar.

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