Por que Adotar a ISO 9001 Versão 2015?

January 10, 2018

 

Os benefícios vão muito além da certificação As diretrizes da norma são uma ótima referência para empresas que estão iniciando suas atividades ou precisam se organizar para poder crescer e ganhar competitividade.

 

O sistema de gestão baseado na ISO 9001-2015 é uma ótimo referência para empresas que precisam organizar seus processos. Ela ajuda a definir: como, quem, onde e quando devem ser feitas as várias atividades necessárias para que a empresa entregue seus produtos / serviços com qualidade, pontualidade e menores custos.

 

Muitos empresários acreditam que a ISO 9001- 2015 é uma burocracia a mais que não traz resultados. Ela é uma burocracia se ela se tornar uma camisa de força. O segredo da ISO 9001 é ser simples. Não se deve criar requisitos ou soluções complexas além dos necessários para garantir a qualidade e eficiência dos processos.

 

A ISO 9001 diz o que fazer, mas não como.  Cada empresa deve adaptar seus processos aos requisitos.  Deve-se entender os requisitos como diretrizes e não como regras imutáveis. Sempre é possível encontrar um meio mais fácil e rápido de cumprir um requisito sem comprometer a qualidade e eficiência da empresa. Isto é o que a ISO 9001-2015 chama de melhoria contínua.

 

Outro engano é implementar a ISO 9001 visando apenas a certificação.  A certificação não é obrigatória. Ela deve ser um incentivo para a melhoria da gestão e não uma obrigação. O foco deve ser a melhoria dos resultados e inovação de processos para que a empresa se mantenha competitiva.

 

Essas e outras diretrizes estão contidas na versão 2015 da ISO 9001. As mudanças tornaram a norma muito mais amigável e adequada a realidade das empresas.

 

Entre as mudanças está a redução da quantidade de registros. O mais importante agora é mostrar que o sistema é: 

 

  • Eficaz (atinge os objetivos planejados),

  • Eficiente (melhoria dos resultados ao longo do tempo).

 

Entre as mudanças mais significativas está a necessidade:

 

  • mapear os riscos externos e dos processos internos (fraquezas);

  • identificar as oportunidades;  

  • definir objetivos da organização;

  • definir planos para alcançá-los.

 

Desta forma ela recomenda a identificação e avaliação dos riscos, oportunidades, fraquezas e fortalezas da empresa. Sendo assim, a ISO 9001-2005 contribui para definir objetivos, o modelo de negócio, e os resultados que ela precisa para crescer e se manter competitiva.

 

Estes objetivos e metas devem ser desdobrados para as várias áreas e processos da empresa para que efetivamente ela melhore sua gestão e resultados.

 

Ao logo de toda a norma estão outras recomendações para tornar os processos da empresa mais eficientes e eficazes.

 

São muitos os benefícios. Neste vídeo apresento alguns de forma resumida. 

 

 

 

Na minha opinião e experiência de 24 anos como consultor de empresas esses ganhos já justificam a adoção ou adequação do SGQ à ISO-9001-2015, independente da certificação ou não do Sistema de Gestão  da Qualidade.

 

Utilize a ISO 9001-2015 como uma estratégia para tirar sua equipe da zona de conforto. A melhoria contínua ou inovação é uma necessidade para qualquer empresa nos tempos atuais. A ISO 9001 na versão 2015 ajudará sua empresa a alcançar estes objetivos.

 

Para saber mais detalhes entre em contato será um prazer poder ajudar.

Please reload

Posts Em Destaque

O SEGREDO DO SUCESSO DA APPLE, FACEBOOK, GOOGLE E OUTRAS

June 3, 2016

1/3
Please reload

Posts Recentes