Alcance Resultados Sem Ficar Estressado.

Se sua empresa adota indicadores de gestão nas suas várias denominações como: OKR, KPI e outros nomes. Provavelmente você anda muito estressado. Pois, não é fácil alcançar as metas relacionadas aos diversos indicadores. E não podem ser, pois não teria sentido alcançar resultados inferiores a competitividade crescente do mercado.


Indicadores de Gestão são uma ferramenta de gestão usada para medir os resultados que a empresa precisa para ser eficiente e eficaz e identificar oportunidades de melhoria.


Eficiência - Alcançar o resultado com menor esforço possível e uso de recursos.


Eficácia- atingir o resultado desejado, meta, entregar o produto conforme contratado pelo cliente.


O stress começa na hora de acordar as metas ou resultados com os responsáveis pelos processos ou projetos. A meta deve ser igual ou superior ao que a empresa precisa para ser competitiva, ou desafiadora para que os colaboradores e empresas acionem todo o seu potencial e conhecimentos.


O problema é que ser eficiente e eficaz não é muito fácil. O grau de eficiência e eficácia exigido pode estar além da capacidade dos processos da empresa ou da realidade de mercado. Se este é o caso, primeiro é preciso controlar os processos para depois buscar melhorias ou metas mais desafiadoras.


Em algumas culturas empresariais os líderes e gestores não querem nem saber: “ eu te pago para resolver problemas, se virá”. “Manda quem pode, obedece quem tem juízo.” Pronto, estresse ativado, e você sem saber como alcançar uma meta muito além da capacidade dos processos e do seu tempo disponível.


Este é objetivo deste artigo. Ajudar você a entregar seus produtos e alcançar resultados/ metas sem ficar estressado.


Não é questão de milagre, mas de utilização de técnicas e métodos que desenvolvi ao longo 27 anos prestando consultoria e treinamento para todo tipo de empresa que queria alcançar e melhorar seus resultados.


Então vamos ao que interessa.


DICA 01 - DEFINA CLARAMENTE OS RESULTADOS/PRODUTOS/SERVIÇOS QUE VOCÊ DEVE ENTREGAR.


Todo processo gera um produto. Que seja um parafuso, uma informação verbal ou documental como um relatório ou planilha de custos.


Qual o produto que você tem que entregar? Quais são características ou requisitos para atender seu cliente interno ou externo,ou seja, qual a qualidade exigida?


Quais são os resultados esperados para o produto. Qual o custo desejado? Qual o prazo ou data de entrega acordada com o cliente? Ou seja, qual o resultado orçado x resultado alcançado.



Cliente externo - Cliente final, consumidor, contratante, quem pagou pelo produto/serviço.


Cliente Interno - colega de trabalho, chefes, gestores, líderes, área ou departamento da empresa.



Se estas informações não estiverem bem definidas entre em contato com o cliente e... Identifique o produto, os requisitos, faça um acordo, contrato, negociação formal e registre o acordado em uma ata, contrato, etc. “O que está combinado não é caro”.


DICA 2 - ENTENDA OS FATORES QUE INFLUENCIAM SUAS ENTREGAS, RESULTADOS, METAS. ENTENDA E CONTROLE SEUS PROCESSOS.


Vários fatores têm influência sobre seu processo de trabalho. Estude o esquema abaixo e tome as ações necessárias para que eles funcionem corretamente, sem erros e contratempos.











À direita você deve colocar o produto/projeto e seus requisitos, resultados/metas. À esquerda estão os fatores internos e externos que influenciam o processo, que geram o produto/resultado/meta. São eles:


Infraestrutura - máquinas, ferramentas, instalações, ferramentas, etc. Elas são adequadas aos resultados que devem ser alcançados?


Materiais - insumos, matérias primas, produtos entregues por fornecedores internos ou externos. Eles são adequados aos produtos/resultados que precisam ser entregues? São entregues nos prazos que você precisa para alcançar seus resultados?


Pessoas - Este é você. Você tem pleno conhecimento dos requisitos para produzir e entregar o produto/serviço/resultado/meta que é desejado? Você está motivado? Foi treinado, orientado para entregar o que é desejado? Tem dúvidas sobre exatamente o que deve ser entregue?


Método - modo, maneira ou técnica utilizada para produzir ou entregar o produto. O seu método é eficiente e eficaz?


Fatores Externos - Fatores externos afetam mais a empresa do que seu processo.


Mas o principal fator que influencia seu processo é o cliente externo ou final. O cliente final tem suas necessidades e quer vê-las atendidas. Os requisitos do cliente influenciam diretamente nos requisitos de seu produto / serviço. Você conhece, entende estas necessidades/desejos/problemas?


Conhecer e controlar estes fatores é a chave para alcançar os resultados e metas sem stress. É mais uma questão de gerenciamento do que de esforço ou sorte. Os indicadores medem os resultados, mas os fatores influenciam e determinam os resultados. Portanto, avalie os fatores e torne-os adequados ou controlados, ou seja, gerencie estes fatores. Seja o gerente de seus produtos/projetos/serviços.


Tenha uma atitude proativa. Levante todos os produtos/projetos que você tem que entregar Defina com os clientes os requisitos e resultados. Defina um plano de ação para resolver os problemas e/ou alcançar os resultados metas.


Sem controlar ou resolver os problemas do dia a dia não é possível alcançar resultados melhores. Controle seus processos para que você consiga alcançar os resultados sem ficar estressado.


Quer saber mais vamos conversar: Sampaio Assessoria Empresarial - Cel. 31-99602-9333. Tel. 31-2511-0665.


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