MÉTODOS ÁGEIS. ADOTAR OU NÃO ADOTAR? EIS A QUESTÃO. - 04

Responda com sinceridade.


Você está preparado para dar autonomia total e recursos suficientes a uma equipe para desenvolver um projeto?


Daria autonomia para se organizarem e disponibilizaria recursos que podem ser maior que o previsto e prazo em aberto para entregarem um resultado não definido ou incerto?


Não espere sucesso garantido ou qualidade garantida em um projeto desenvolvido por Métodos Ágeis. Métodos Ágeis fazem parte do processo de inovação das empresas. Inovar é criar algo novo e significativamente melhorado e que seja aceito pelo mercado. Durante o processo de inovação algo pode dar errado, ou a empresa pode não conseguir entregar a melhor solução. Para inovar é preciso assumir e gerir riscos e, entender que é um processo de aprendizagem que será útil na próxima tentativa. Mas inovar é necessário para continuar competitivo, aproveitar oportunidades criadas pelas novas tecnologias, se diferenciar dos concorrentes e agregar valor aos seus produtos e serviços.


Métodos ágeis são aplicados preferencialmente em projetos. Projetos não são processos padronizados e estruturados para entregar um produto ou serviço definido em detalhes totalmente em temos técnicos.


Para inovar e adotar Métodos Ágeis é preciso um estilo ou cultura de liderança mais livre e participativo. Onde a equipe é tratada como parceira e não como subordinada. Ela deve ser encarada como uma fornecedora de soluções. Diga o que você quer, mas nunca como deve ser feito. A equipe é autônoma e livre para se organizar e, responsável por entregar uma solução e não um produto tecnicamente e totalmente definido.


Equipes ágeis são grupos autônomos encarregados de entregar uma solução inovadora. Portando não um produto padronizado e completamente definido tecnicamente. Ele pode mudar a qualquer momento para atender as necessidades dos clientes. A equipe e as lideranças devem ser altamente flexíveis e, trabalhar em harmonia com foco na entrega de soluções de valor para os clientes. Soluções que muitas vezes nem o cliente sabe exatamente o que quer. O cliente pode pedir uma nova funcionalidade a qualquer momento.


Métodos Ágeis foram desenvolvidos justamente para atender a estas novas demandas ou situações geradas pela necessidade de inovação rápida e com eficácia, mas não com eficiência. O foco é entregar a solução, ou seja ser eficaz, e não economizar recursos. Não espere controle de gastos ou de orçamento. O Processo de criação é dinâmico e criativo. Ele não é limitado por procedimentos padronizados. Quem tem sede e fome por controles, relatórios e eficiência não será saciado ou totalmente atendido.


Não pense que por isto os métodos ágeis são uma “bagunça organizada”. Métodos ágeis são uma evolução dos métodos Lean Manufacturing, ou sistema Toyota adaptado para as empresas de desenvolvimento de Software. Métodos ágeis adotam ferramentas de organização do trabalho ou de produção como Kanban e Células de Produção .

Células de Produção são equipes de trabalho compostas por membros altamente capacitados e com conhecimentos variados, que, quando necessário assuem outras funções visando entregar no prazo determinado (Just in Time) os produtos solicitados e que gerenciam a produção utilizando o quadro Kanban/Scrum.


Por todas estas razões métodos ágeis são uma revolução nos métodos tradicionais de gerenciamento, de produção e entrega de soluções/produtos/serviços. Mas que já provaram a sua eficácia entregando ótimos resultados. As mais valiosas empresas do mundo adotam Métodos Ágeis, como: Google, Facebook, Apple, empresas do Vale do Silício, Startup's.

Empresas mais tradicionais estão começando a adotar a Métodos Inovadores e Ágeis, pois precisam ser mais ágeis para não desaparecerem ou para entregarem novas soluções para seus clientes na rapidez que eles precisam.


Se quiser adotar Métodos ágeis será preciso quebrar alguns paradigmas e enfrentar resistências culturais. Portando antes de adotar Métodos Ágeis responda com sinceridade.

Você que é membro da Alta Gerencia está pronto para fornecer recursos e autonomia para seus colaboradores se organizarem do jeito que eles quiserem, adotando métodos e ferramentas ágeis para entregarem uma solução/produto ou serviço pouco definido e, que pode mudar ao longo do processo e sem a definição de um prazo exato?


· Seus colaboradores estão habituados a trabalhar em equipe?

· Seus colaboradores conhecem os Métodos Ágeis e estão dispostos a adotá-los?

· Você confia na capacidade de seus colaboradores entregarem a solução?

· Você sabe qual é seu papel nesse sistema de trabalho e entrega?

· Você sabe como liderar uma equipe nesse sistema de trabalho?


Quer saber como adotar Métodos Ágeis e fazer a transição de sua empresa sem ter muitas dificuldades? Vamos conversar. Deixe seu comentário ou pergunta. Vai ser um prazer poder ajudar.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags

 31-3212-4745

31-99602-9333

  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon

Rua Piratininga, 68, B.H. MG

CEP 30710-100

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now