SER ÁGIL OU NÃO SER? EIS A QUESTÃO - 03

Como Desenvolver Equipes Ágeis.


O fator crítico para os métodos ágeis é a equipe. A gestão ágil pressupõe equipes auto organizáveis com membros de diferentes perfis, conhecimentos, habilidades e experiência. A equipe precisa se auto organizar em função de um objetivo bem definido, ou seja, ela deve se organizar da melhor maneira possível para entregar o produto ou serviço solicitado pelo cliente.


A seleção dos membros da equipe é o fator chave para o sucesso. O processo de seleção deve levar em consideração o projeto ou produto a ser entregue. Antes de definir a equipe faça as seguintes considerações.


1 - Quais são os requisitos projeto ou produto?

2 - Quem são as pessoas que tem experiência e conhecimentos necessários em relação aos requisitos do produto ou projeto?

3 - Quem são as pessoas ou colaboradores que sabem trabalhar em equipe?

4 - Quem são as pessoas que tem disciplina e comprometimento com os projetos que assumem?

5- Quem são as pessoas que pensam como empreendedores?


Esta última resposta é a mais importante na minha opinião. Uma equipe auto organizável deve ter "Mindset" de empresário. Eles devem se ver como uma empresa dentro da empresa e, buscar os melhores resultados para as partes interessadas ou stakeholders, ou seja, entregar o produto no menor prazo possível/acordado, de acordo com os requisitos solicitados, com o menor custo possível, atendendo se possível aos interesses de todas as partes interessadas.


Com certeza não é uma missão fácil. Certifique-se que sua equipe está preparada para este desafio? Se não, antes de adotar conscientize sua equipe sobre os objetivos e desafios de se adotar métodos ágeis.


Para conscientizar e preparar líderes e equipes apresente a eles os princípios dos métodos ágeis (Manifesto Ágil) e as principais técnicas e ferramentas (Design Thinking, Design Sprint, Scrum, Kanban, Lean, etc.). Eles devem entender como estes princípios e ferramentas ajudarão a entregar produtos ou serviços em prazos menores com mais qualidade e menores custos.


Não existe nada de misterioso ou difícil nos métodos ágeis desde que as lideranças e os colaboradores saibam quais são as vantagens e responsabilidades de auto gerir seus processos e resultados.


Não existem métodos ágeis sem pessoas ágeis e comprometidas com a entrega. São as pessoas que fazem a diferença. São elas que são ágeis utilizando os métodos ágeis ou não.

Todos precisam conhecer e se comprometer com os Princípios Ágeis. Sem comprometimento as técnicas e ferramentas não fazem muita diferença.

Auto gestão em métodos ágeis pode ser resumido como “Liberdade com Responsabilidade”.


Antes de adotar métodos ágeis crie esta consciência em sua equipe. Os resultados aparecerão muito mais rápido.


Quer saber mais vamos conversar. Deixe seu comentário ou dúvida. Vai ser um prazer poder ajudar.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags

 31-3212-4745

31-99602-9333

  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon

Rua Piratininga, 68, B.H. MG

CEP 30710-100

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now